Sábado Pensativo IV: Vício
Evento performativo realizado em conjunto com a Verve Galeria em 2015
PERFORMANCES
5/22/20154 min read
TODO VÍCIO COMEÇA COM C
por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios.
refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. pensei, pensei y, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. cigarro vicia e começa com a letra c. depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack y maconha. vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja y o café. os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também – adivinha – começa com a letra c. refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia y a Pepsi não?Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. é que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein?
y o computador y o chocolate? estes dispensam comentários. os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal y açúcar. sal é cloreto de sódio. y o açúcar que vicia é aquele extraído da cana. algumas músicas também causam dependência. recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada “créeeeeeu”. ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade… cinco. nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia y não começa com a letra C. pois você está redondamente enganado. sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o “ato sexual”, y este é denominado coito. pois é. coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia.Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura…”
Luís Fernando Veríssimo
O PRAZER DESCADENCIADO
-vícios-
repetições cotidianas
auto destrutivas
na praça Benedito Calixto
entre ritmos batucados
e corpos ritmados
entrevistas anamnesicas:
fuma? automedicamentos? visitas frequentes ao médico? o vício é consciente? o te da extremo prazer? ele pode ser controlado?
coleções de cacarecos
limpeza intempestiva
computadores dominadores da visão
e qualquer outra coisa
que destrói e mantém
os corpos urbanos
o Sábado Pensativo é uma realização da Santa Companhia y da Verve Galeria, propondo um encontro entre as artes plásticas y as cênicas a partir de performances que acontecem todo o primeiro sábado do mês, de modo cíclico ou linear. o processo se inicia com a abertura para a porosidade: visitamos a galeria um mês antes da performance y devoramos as obras expostas para nos inspirar.
Sábado Pensativo IV: Vício aconteceu com a parceria da ARQMATE y da Small World.
FICHA TÉCNICA
Exposição: Cotidiano Impar
Artistas Expositores: Allann Seabra, Allis Bezerra, Alexandre Pirani, Erika Engel, Filipe Rodrigues Ramos, Hélio Moreira Filho, Hugo Bachiega, Janaina Matarazzo, João Emílio Gerodett, Jonas Tucci, Jorge Feitosa, Luciana Garbin, Luiza Malzoni, Marco Magalhães, Marina Nacamuli, Nátasha Fernandez, Renato Negrão, Rodrigo Viana, Silvia Helena Cardoso y Thais Martinez
Atuadores: Angelo Aleixo, Carmen Rizzo, Igor Fialkovits, Nicole Kouts, Pedro Palma, Rafael Abrahão, Raul Moraes, Vitor Marques, Vitória Fava
Arte Gráfica: Nicole Kouts
Realização: Verve Galeria (curadoria de Allann Seabra) y Santa Cia
Verve Galeria (R. Lisboa, 285)
02 de maio de 2015
se em março não havia exposição y o spaço estava vazio
em maio o espaço está repleto de provocações
com obras de muitos artistas se encontrando y se relacionando
com todas as provocações contidas na exposição Cotidiano Ímpar
fomos direcionados à reflexão dos vícios
que nos coloca mais uma vez em prática
y em realização
no Sábado Pensativo
Em Santa Companhia
Angelo Aleixo
atuador
Nikole Kouts
artista grafica y musicista
Carmen Rizzo
atuadora
Igor Fialkovitz
musicista
Pedro Palma
musicista
Vito Fava
atuador
Raul Moraes
atuador
Rafael Abrahão
atuador
Vitor Marques
atuador