Pesquisas Acadêmicas
profissionais da Santa Cia. desenvolvem seu trabalho na Companhia em conjunto com a Universidade. acreditamos na potência criativa y formativa que a Academia disponibiliza para a sociedade, y acreditamos também que o que é produzido deve ser compartilhado para além dos muros universitários. por isso aqui disponibilizamos as pesquisas acadêmicas realizadas a partir dos trabalhos y objetivos da Santa Cia.
O Rito-Manifesto
Rafael Abrahão é formado em Licenciatura em Arte Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP. em seu trabalho de conclusão de curso, orientado por Vinícius Torres Machado, pesquisou O Rito-Manifesto, linha de trabalho da Santa Companhia de Teatro originada da Antropofagia de Oswald de Andrade y da escrita do espetáculo Cora Primavera. o trabalho investiga a Filosofia do Teatro, Estética do Teatro e Semiótica do Teatro, pensando primeiramente no Teatro como a base deste estudo y traçando relações com as principais vertentes da Santa Cia: o Rito, o Manifesto y a Festa. relacionando, para fomentar a argumentação, teóricos como Antonin Artaud, Eleonora Fabião, Jorge Dubatti, Pedro Vicente, Peter Brook, Rancière, entre outros, com o trabalho realizado pela Santa Companhia de Teatro.
Oswald Devorado: Como e porque Antropofagia a partir de História e Estética em Oswald de Andrade
em sua graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, Rafael Abrahão realizou uma Iniciação Científica orientada por Carminda Mendes André y Vinícius Torres Machado. a proposta foi investigar como e porque antropofagia a partir de História e Estética em Oswald de Andrade. o trabalho investiga a antropofagia ritual, a antropofagia cultural y a cosmovisão Oswaldiana
Arquitetura Cênica de Cora Primavera
Lais Damato formada pela faculdade de arquitetura y urbanismo Escola da Cidade teve seu trabalho de conclusão de curso voltado para a peça Cora Primavera, realizada pela Santa Companhia de Teatro. algumas demandas arquitetônicas foram necessárias para a execução do espetáculo que acontecia em praça pública. a principal delas foi a concepção do projeto y a execução da concha acústica que comportava os 12 músicos durante a apresentação. contava com 4 módulos de mais de 3 metros de altura y 2 de largura de forma praticável, pois era montada e desmontada todos os sábados pela própria equipe da Santa Cia. a pesquisa contou com o um grupo de outros alunos da instituição; Alexandre Kok, Flora Atilano, Lara Girad, Victória Cohen y também Mauro Munhoz como orientador.