Karabaré: Poesia Enamorada
Espetáculo rito-manifesto
ESPETÁCULOS
3/3/202322 min read
Asas ou raízes
Asas com raízes
Toda escolha é uma renúncia
Um desafio
Uma tragicomédia
Num tempo kryador, fora do drama
A vida é nascente de por quês embriagados de ritos-manifestos
Espaço é meu corpo infinito
Y tempo é o que acontece comigo
release
o Arcano n°6, nomeado como "Os Enamorados" no Tarot de Marselha, foi a inspiração para que a Santa Cia, companhia teatral em atividade desde 2014, criasse a peça Karabaré: Poesia Enamorada, trabalho inédito que também se baseia na pesquisa continuada do grupo com as propostas artísticas latino-americanas da Antropafagia, cunhada por Oswald de Andrade, e da Psicomagia, criada pelo cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. a peça, que é o terceiro trabalho da companhia, y teve sua estreia no Centro Cultural São Paulo de 03 a 19 de março de 2023, com sessões às sextas e sábados, 20h; e domingos, 19h.
esse espetáculo, assim como os demais trabalhos da Santa Cia, é nomeado pelo grupo como um rito-manifesto. Rafael Abrahão, diretor e co-dramaturgo da montagem, explica o uso do termo: "O espetáculo de teatro reúne em si o rito, o mito, a festa e a manifestação - seja ela do ator manifestando algo ou do próprio trabalho pontuar coletivamente o assunto que queremos abordar com o público".
o enredo de Karabaré: Poesia Enamorada se divide em duas partes. a primeira é dedicada ao "Louco", um dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha, composto por um ritual com músicas e poesias. gradativamente, vai nascendo um enredo que compõe a segunda parte do espetáculo. nela, o público é apresentado à Dira, cuja história contada pelo elenco foi inspirada pelo Arcano "Os Enamorados".
Dira é filha de dois peregrinos que fazem uma promessa de cessar as suas viagens quando a protagonista completa 4 anos. estabelecidos na cidade de Jandira, são donos Jandira's Bar, o cenário onde o restante da peça acontece. nele, Dira recebe a visita de um pássaro que a conduz em uma trama repleta de magia, poesia e encantamento.
no espetáculo, são apresentados ao público canções originais do grupo e clássicas, como O Sol Nascerá (A Sorrir), Eu Bebo Sim, Conversa de Botequim e Assum Preto.
o processo
após realizarmos as obras tranzmídias fomentadas pela Lei Emergencial Aldir Blanc, a Santa Companhia começou a pesquisar sobre a Psicomagia, saber proposto pelo artista chileno Alejandro Jodorowsky que coloca o tarô como instrumento simbólico fundamental para a prática.
em resumo, a psicanálise é a cura mediante as palavras, um processo que transforma informações inconscientes em conscientes através de um ofício que demanda tempo de ambas as partes (paciente e terapeuta). a psicomagia é a cura mediante os atos, atos poéticos, que consistem em enviar conscientemente um símbolo para o inconsciente, ou seja, usar do consciente para falar na linguagem do inconsciente para que, através dos símbolos y da operação artística sobre eles, se encontre cura, alquimia ou a resolução de um problema. técnica esta, que utiliza elementos da psicologia, da arte y da espiritualidade.
Alejandro Jodorowsky, o criador da psicomagia, tem uma forte ligação com o teatro y a arte performática. ele acredita que a arte e a psicomagia compartilham a mesma finalidade de "transformação da realidade", y que ambas podem ser utilizadas como ferramentas para acessar o inconsciente y liberar emoções. para ele é possível observar o teatro como psicomagia em ação, pois ambas as práticas envolvem a criação de um espaço ritualístico y simbólico onde é possível acessar o inconsciente y transformar emoções y pensamentos. Alejandro também acredita que a performance teatral pode ser uma forma de terapia, pois permite ao ator ou performer entrar em contato com suas emoções y vivências pessoais de forma profunda y transformadora.
além disso, Jodorowsky propõe que a criação de uma peça de teatro ou performance pode ser vista como um processo de psicomagia em si, pois envolve a expressão criativa de emoções t pensamentos reprimidos, bem como a transformação dessas emoções em uma forma artística que possa ser compartilhada com outros. dessa forma, o teatro pode ser visto como uma ferramenta poderosa para a transformação pessoal, assim como a psicomagia.
quando tivemos contato com essa macrovisão ficamos interessados em somá-la como fundamento em nossa pesquisa continuada inclusive pelo fato de, assim como a Antropofagia, a Psicomagia também é uma epistemologia Latina. ambas provenientes de movimentos de contestação y resistência às estruturas dominantes do pensamento propondo uma ruptura com os padrões estabelecidos, uma rejeição à cultura hegemônica y a busca por uma transformação interior y coletiva. além disso, as duas epistemologias valorizam a criatividade y a experimentação artística como uma forma de explorar novas possibilidades de conhecimento y de transformação social, compartilhando da ideia de que o artista é um ser ativo y engajado na transformação da sociedade y na construção de uma nova realidade. tanto a antropofagia quanto a psicomagia propõem uma abordagem holística y integrativa do ser humano y da sociedade, que leva em conta a dimensão simbólica, espiritual y emocional da vida, em contraposição a uma visão reducionista e fragmentada da realidade. ao passo que a psicomagia é uma técnica terapêutica que busca a cura y o equilíbrio emocional y espiritual do indivíduo, a antropofagia é um movimento artístico y cultural que propõe uma ruptura com as tradições y a criação de uma cultura original y autêntica. um olha para fora-dentro, outro olha para dentro-fora.
como dito, o tarô é o instrumento central desta prática y quando começamos a estudá-lo, fomos naturalmente nos envolvendo com os Arcanos Maiores do Tarô de Marselha. inicialmente começamos a pesquisar uma psicomagia que pudesse dar asas ao movimento criador de cada um. foram 08 psicomagias criadas nesse sentido no período de 2021. concomitantemente, nesse período, parte do grupo montou uma caravana que tinha como destino o Chile, mais especificamente as cidades de Santiago y Valdívia. a viagem foi instigada pela terra, pela visão de Jodorowsky y o contato com artistas cênicos e circenses chilenos que operam na chave simbólica. cada um dos 22 dias de viagem foi guiado por um dos 22 Arcanos Maiores do Tarô e suas mitologias, contidas em cada lâmina do baralho. uma viagem viva feita a partir de uma cartografia de encantaria.
no retorno ao Brasil em 2022, com a reabertura dos teatros pós pandemia, reunimos o grupo para conversarmos sobre como seria o nosso movimento criador rumo a um novo espetáculo rito-manifesto. foi aberto então o Mare Nostrum: etapa da criação que antecede a montagem do espetáculo y teve por objetivo o levantamento de material criador para a construção de uma dramaturgia. em seis meses pesquisamos o corpo, a voz, o símbolo, a poética y a ação propostas pelo Louco (Arcano 0, protagonista, gerador do movimento dos Arcanos) y os primeiros sete Arcanos Maiores: O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Enamorados y O Carro. essa etapa resultou em 300 páginas de material criativo y 600 gb em vídeos de processos cênicos. com todas essas premissas, relacionamos nossa pesquisa simbólica com temas importantes à nossa sociedade y os condensamos poeticamente na dramaturgia, como:
A tradição da oralidade como propagação do conhecimento;
Diversidade y representatividade de crenças e religiões;
Sistemas afetivos y familiares a partir de uma perspectiva da mulher trabalhadora;
A identidade brasileira como identidade Latina;
Defesa da natureza y preservação da biodiversidade;
Diversidade y representatividade da comunidade LGBTQIAP+.
KARABARÉ: POESIA ENAMORADA
Quem olha pra fora, sonha
Quem olha pra dentro, desperta
Carl Jung.
o enredo de Karabaré conta com um coro de 08 atores y 05 músicos e se divide em duas partes:
a primeira é norteada pelo Arcano do Louco, lâmina do baralho que nos incita à essência de nossa energia primordial de criação, à busca, aos caminhos, à liberdade. o Prólogo dedicado a esse Arcano se revela a partir das canções: Hino Cigano y Hino de Dionyso em conjunto com uma poética que evoca a coragem y a loucura criadora de cada peregrino - figura composta por cada ator. junto ao Prólogo temos a primeira metade do espetáculo intitulada Cantata para o Amor. orientada pelo Arcano dos Enamorados se constitui em um ato de poesia afetiva protagonizada pelo coro de atuadores que cantam y encantam sobre a força de Eros: o amor, a família, as amizades, os amantes y a malha que compõe as relações humanas y sociais. esta primeira parte é a abertura poética do Arcano que recebe o título do espetáculo
na segunda parte, o Arcano dos Enamorados ainda é o guia - mesmo que complementado pelos outros seis Arcanos, que estão presentes, mas não preponderam. nesta parte a poesia dá espaço para a narrativa. destaca-se do coro um corifeu que será o norte de uma contação de histórias: Dira. Filha de dois peregrinos que fazem uma promessa de cessar as suas viagens quando ela completou 4 anos. estabelecidos na cidade de Jandira, são donos do Jandira's Bar, cenário onde o restante da peça acontece. nele, Dira se questiona sobre suas asas de viajante y suas raízes relacionais. em um estado que mescla a realidade com o sonho, Dira recebe a visita de um Pássaro-Poesia, espelho de sua alma, que a conduz em uma trama repleta de ludicidade, cantos y encantamento, onde ela, com seus desejos y reflexões sobre a liberdade, está em busca de si mesma para tomar as escolhas necessárias para conduzir a própria vida.
a narrativa é conduzida por viajantes contadores de histórias e permeada de poesia, prosa e canção, além de materialidades circenses e teatrais, como bambolê, mamulengo y máscaras. o repertório musical, que inclui sambas tradicionais, ritmos da cultura popular brasileira y canções autorais, complementam a história, que é uma celebração da vida y dos encontros que transformam y alquimizam nossos caminhos. seu título e concepção artística surge da soma de duas máximas: Karavana y Kabaré.
O Louco
Arcano 0
Os Enamorados
Arcano VI
O Mago
Arcano I
A Sacerdotisa
Arcano II
A Imperatriz
Arcano III
O Imperador
Arcano IIII
O Papa
Arcano V
O Carro
Arcano VII
A Karavana
Passos que me tangem são guizos que me abrangem
Danço para desabrochar rastros fulminantes
Minha melodia lasciva esvoaçante
Serpenteiam flautas espinhas delirantes
Somos caminhantes viemos pra ficar
Nossas caravanas nunca irão parar
Livres ventanias de um canto a revoar
Gira a sorte para o destino afortunar
Trecho do Hino Cigano - Igor Bueno
Karavana, em um conceito geral, é um agrupamento de pessoas que se juntam para realizar uma viagem, jornada, travessia. na perspectiva teatral, é uma forma de produzir y apresentar espetáculos que envolve um grupo de artistas y técnicos que viajam juntos para se apresentar em diferentes lugares, muitas vezes em cidades pequenas ou afastadas dos grandes centros urbanos. em Santa Companhia, caravana remonta à tradição dos antigos artistas, ciganos, circenses y nômades, ao passo que é uma forma de compartilhar o trabalho com diferentes públicos, promovendo a descentralização cultural y a democratização do acesso à arte, uma oportunidade para os artistas experimentarem novas formas de produção e interação com o público, criando laços afetivos y de pertencimento com as comunidades locais.
levando em conta que nossa pesquisa também é colocada y poetizada através de nossas vivências coletivas, seguimos um trabalho de coro cênico iniciado em Cora Primavera para compor o centro de força do espetáculo. formado por 08 atores, as personas do coro são compostas pelas origens y raízes de cada ator-viajante: Belém (do Pará), Dira (de Jandira), Ilha (de Ilha Bela), Liba (do Líbano), Membé (do Tremembé), Porã (de Mairiporã), Tuí (de Tatuí) y Madame Aloka - esta última em realidade encarna o Arcano do Louco: uma cigana, persona oracular do espetáculo. vale ressaltar que esta breve descrição do corpo de personas do coro cênico deste espetáculo resulta em uma karavana regida pela força cigana que se evidencia também no cenário e adereços: uma tenda de tecidos (cigana/circense) organizada com os músicos ao fundo; caixotes móveis y uma maleta para cada viajante - de onde saem objetos, figurinos e outros materiais utilizados para a contação de histórias.
a dramaturgia também caminha em karavana, com sua poesia sendo revelada no conjunto coral, ou em subdivisões dele: com arranjos de 2, 3, 4 atores em conjunto ou até mesmo com um ator solamente. o formato poético integral da dramaturgia, colocada em prática através de um coro de peregrinos contadores de história, ressalta a tradição da oralidade como propagação do conhecimento e experiências humanas. o formato da contação de histórias em conjunto com a poesia se faz fundamental dentro da cultura e sabedoria dos povos ciganos, nômades, andarilhos e viajantes. Karabaré traz em si o símbolo y a representação de uma viagem, o que nos provoca a refletir sobre a diáspora dos corpos como a diáspora das histórias, dos símbolos y de toda a bagagem, tangível y intangível, que cabe na maleta de cada viajante. y mais, como essas diásporas se relacionam y influenciam na construção de identidades de pessoas, etnias, povos e nações.
assim como o teatro y a karavana, o tarô também é uma prática que pode ter o seu fazer de modo itinerante. o Tarô de Marselha é o elemento simbólico fundamental na dramaturgia y encenação deste trabalho y podemos cruza-lo à obra Karabaré sobre três prismas:
como manifestação simbólica do rito.
partindo do pressuposto de que o teatro é um rito e de que um rito é a contação, revelação y manifestação de um mito, o Tarô pode ser descrito como uma chave para a manifestação simbólica que, por meio de suas lâminas, conta uma história que remonta à própria essência da condição humana. cada carta é um arquétipo que representa uma faceta da vida y, a combinação dessas cartas em uma leitura, jogo ou até mesmo em uma dramaturgia, pode formar uma narrativa simbólica que ajuda a desvendar os mistérios da existência. ao serem incorporados na encenação, trazendo uma dimensão mítica e ritualística para a narrativa do espetáculo, as lâminas do baralho podem ser vistas como um livro de mitologia vivo, não absorto na condição de ideias mas sim de corporalidade cênica.
nesse sentido, o Tarô pode ser entendido como uma ferramenta simbólica que potencializa a dimensão ritualística y mítica do teatro, ajudando a conectar o público com uma dimensão mais profunda que espelha a existência. por meio das lâminas do Tarô, é possível acessar outros conhecimentos sobre o mundo y sobre si mesmo, atuando na dimensão consciente y inconsciente y essa conexão pode ser potencializada em um contexto teatral, levando o espectador a uma experiência mais intensa, imersiva e transformadora.como legenda brechtiana do espetáculo
como as diferentes interpretações simbólicas podem nos ajudar a refletir sobre a sociedade em que vivemos y as nossas relações interpessoais? Brecht utilizava a técnica da "legenda" para criar uma distância crítica entre a obra e o espectador, de forma a provocar a reflexão y a análise dos problemas sociais retratados. no caso de Karabaré o Tarô é utilizado como legenda - impresso em tamanho A3, é revelado pela persona da Madame Aloka quando as cenas se iniciam. uma espécie de legenda simbólica, que provoca o inconsciente y ajuda o consciente a ilustrar y a aprofundar o significado das cenas y das falas dos personagens. desse modo, o Tarô pode ser utilizado como uma ferramenta teatral a fim de ampliar o entendimento do público sobre os temas abordados no espetáculo.como ferramenta psicomagica
o tarô é uma ferramenta que pode ser usada na psicomagia para acessar o inconsciente y promover a transformação pessoal. suas cartas possuem significados simbólicos profundos que podem ser interpretados de diversas maneiras para desbloquear emoções do inconsciente para o consciente y promover transformações emocionais. É o que utilizamos para contar a história de Dira, Para corroborar com a prática proposta por Jodorowsky, trazemos um trecho de Jung e o Tarot, por Saille Nichols :
"segundo Jung, o inconsciente e o consciente existem num estado profundo de interdependência recíproca e o bem-estar de um é impossível sem o bem-estar do outro. Se alguma vez a conexão entre esses dois grandes estados de ser for diminuída ou danificada, o homem ficará doente e despojado de significação. Para ele, por conseguinte, a consciência não é um simples estado de mente e espírito intelectual e racional. não é alguma coisa que dependa exclusivamente da capacidade do homem para a articulação, como sustentam algumas escolas de filosofia moderna, a ponto de afirmar que o que não puder ser articulado verbal y racionalmente não tem sentido e não é digno de expressão. pelo contrário, ele provou empiricamente que a consciência não é apenas um processo racional y que o homem moderno, precisamente, está doente e destituído de significação porque, por séculos, perseguiu cada vez mais um desenvolvimento enviesado no pressuposto de que a consciência y os poderes da razão são a mesmíssima coisa."
em suma, o Tarô de Marselha desempenha múltiplos papéis na encenação e dramaturgia de Karabaré, enriquecendo a experiência do público y aprofundando a compreensão simbólica da obra.
em conjunto com a nossa pesquisa teatral, Karabaré também abriu margem para a linguagem circense se manifestar no espetáculo. esse encontro y possibilidade se faz presente na fração Kabaré, que pode ser definida como uma forma de arte que combina elementos do circo y do teatro para transcender as fronteiras convencionais do entretenimento. em nosso espetáculo o cabaré herda do circo a manipulação do bambolê, números de palhaçaria que trazem o riso como espelho da vida, além de um tom de excentricidade e ousadia. do teatro, o kabaré adota a estrutura narrativa y a encenação dramática, se utilizando da música, da dança y da poesia. para além, esse cruzo de linguagem nos leva à materialidades utilizadas em ambas as linguagens, como a utilização de mamulengos e de máscaras expressivas - compreendidas em dois formatos, um a partir de cabaças pelo artista Lemuel de Oliveira y outra partindo da técnica do artista chileno Gaspar Olivares y produzidas pela companhia.
para além, o kabaré pode ser visto enquanto local ou prática de resistência artística e cultural desafiando normas de gênero, sexualidade, identidade e outras questões sociais y políticas. uma de suas interpretações nos traz que o cabaré é uma forma de expressão artística Y de resistência contra a opressão, a censura Y a conformidade social.
em uma perspectiva musical, no cabaré a presença dos músicos é de suma importância contribuindo para a atmosfera do espetáculo, acompanhando os atos, potencializando a poesia, improvisando y criando em tempo real, expressando a identidade cultural e tradição dos artistas. para além, os ritmos y a forma como eles foram arranjados também possuem seu caráter de cabaré circo-teatro:
No Prólogo trazemos em ritmo de buleria flamenca o Hino Cigano, canto autoral de Igor Bueno
Também no prólogo o Hino de Dionysos, canto autoral de Rafael Abrahão e Rodrigo Zanettini, que mescla Samba Cabula, Congo de Ouro e Barra Vento, ritmos afrobrasileiros oriundos dos terreiros de candomblé e posteriormente, umbanda.
Na Primeira Parte (Cantata para o Amor) temos uma poesia em beat, que mescla instrumentais de salsa, frevo, funk, ijexá e encerra com um Côco de Roda autoral chamado Força de uma Paixão (Igor Bueno)
A segunda parte do espetáculo dedicada à história da Dira conta com sambas tradicionais, quando se está na esfera da realidade do Jandira’s Bar, como Conversa de Botequim (Noel Rosa), Bebo Sim (Elizeth Cardoso), Sonho Meu (Dona Ivone Lara), O Sol Nascerá (Cartola) e Imitação (Batatinha); quando está na esfera do sonho, cada Pássaro vai trazer um ritmo:
O Pássaro Blanco traz liricidade com a Canção de Lá (autoral de Igor Bueno) e também a latinidade hispânica com o instrumental de Gracias a La vida (Violeta Parra);
O Pássaro Rubro instaura um ambiente de forró - com a presença de Sabiá (Luiz Gonzaga), Forró do Fogo de Lá (autoral de Igor Bueno), o instrumental de Assum Preto (Luiz Gonzaga) - mesclado com o ritmo do folguedo Bumba Meu Boi, de origem maranhense - com a música Gaiola de Ouro (José Pereira Godão)
O Pássaro Arco-Íris fecha o espetáculo com o carimbó autoral Liberdade Festeira (Igor Bueno).
para além de momentos de transições y interlúdios que são conduzidas com outros ritmos tradicionais afrobrasileiros y instrumentais que compõe a identidade do espetáculo, a trilha sonora se revela pelos músicos peregrinos da karavana: Cotia (de Cotia) é sanfoneiro, pianista y regente; Cirica (de Itapecerica) é violeiro, percussionista t compositor; Apé (do Tatuapé) é percussionista; Guará (de Guarulhos) é violonista t Pyra (de Itapira) é o trompetista t clarinetista. na indumentária, as personas de atuação estão com elementos que evidenciam a karavana cigana, ao passo que as personas da música se colocam com elementos voltados ao cabaré do circo-teatro.
o kabaré como híbrido também se revela no formato de nosso espetáculo, que pode acontecer tanto em espaços fechados como em áreas abertas. esse formato também nos instigou y movimentou na direção da nossa pesquisa de formação de público a partir da prática da co-atuação, que se utiliza de ferramentas da cultura popular, como: música participativa, forma de música que envolve a participação ativa do público, seja através do canto, palmas y percussão corporal, integrando ainda mais a cena com o público; da leitura de poemas; de danças y provocações olfativas e gustativas. práticas de um público co-atuador, não excluso do acontecimento mas compositor dele no conjunto do que forma o teatro: convívio, poiesis y público.
O Kabaré
sinopse
a história de "Os Enamorados" se desenrola em torno da poética do Arcano Seis do Tarô de Marselha, entrelaçada com a jornada de Dira, a protagonista do acontecimento. em busca de si mesma, ela se depara com pássaros-poesia que refletem sua alma, em uma trama repleta de desejos, liberdade y escolhas necessárias para conduzir a própria vida.
a narrativa é conduzida por viajantes contadores de histórias e permeada de amor e paixão, bem como de cotidiano y sonho. o repertório musical, que inclui sambas tradicionais, ritmos da cultura popular brasileira y canções autorais, complementa a história, que é uma celebração da vida y dos encontros que transformam o nosso caminho.
duração: 110 minutos (com entrada y saída de público)
classificação indicativa: livre
recomendado para maiores de 12 anos
histórico
Centro Cultural São Paulo - CCSP
Temporada de estreia na Sala Ademar Guerra (Porão)
sextas, sábados y domingos, de 03 a 19 de março de 2023
Ficha Técnica
Dramaturgia: Ade Branco, Igor Bueno, Rafael Abrahão, y Ricardo Rapozo
Direção Geral: Rafael Abrahão
Conselheira Poeta: Ade Branco
Direção Musical: Rodrigo Zanettini
Preparação Corporal: Anna Merici
Preparação Vocal: Luíza Abe
Atuadores: Ade Branco, Anna Merici, Débora Predella, Demétrio Abrahão, Igor Bueno, Luíza Abe, Mada Rocco, Pedro Coêntro, Rafael Abrahão, Rafael Pinto, Renato Ihu, Ricardo Rapozo y Rodrigo Zanettini
Direção de Arte/Arquitetura Cênica: Lais Damato
Técnica de Palco: Isis Patacho
Costura/Figurinos: Ade Branco, César Augusto, Harth Brito y Maria José Gomes Moreira
Máscaras nariz de Cabaça: Lemuel
Máscaras Pássaros: Isis Patacho, José Eduardo Faria, Lais Damato y Rafael Abrahão
Mamulengo Pássaro Rubro: Uberê Guelé
Arte Gráfica: Mari Pavanelli
Iluminação: Hart Brito (Temporada CCSP) // Nara Zocher (demais apresentações)
Sonoplastia: Lucas Tancsik
Composições:
Igor Bueno - Hino Cigano, Força de uma Paixão, Canção de Lá, Forró do Fogo de Lá, Liberdade Festeira
Rafael Abrahão e Rodrigo Zanettini - Hino de Dionysos
Estratégia y booking: Stéphanie Glória
Assessoria de Imprensa: Pevi 56
Chegar cantar contar voar
Crítica de Amilton de Azevedo do portal Ruína Acesa sobre Karabaré: Poesia Enamorada, no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
Gazeta da Semana divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
[News] Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
Reino Literário divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
clipping
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
Ocimar divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
ABC Reporter divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
O Bilhete da Notícia divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
Portal Meia92 divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
JBN Bahia divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
Portal Nerd Recomenda divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Última semana do espetáculo inédito Karabaré
Brechó Cabaret divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
ENTRETENIMENTO: "Karabaré - Poesia Enamorada"
O Resumo da Moda divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Espetáculo inédito Karabaré: Poesia Enamorada, da Santa Cia, faz curta temporada no Centro Cultural São Paulo
Patricia Finotti divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Santa Cia estreia Karabaré
Trends CHK divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Karabaré da Santa Cia.
Blog Taís Paranhos divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Trabalho inédito da Santa Cia. continua em Cartaz
Backstage Musical divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Karabaré - Poesia Enamorada
Sampa Online divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Karabaré - Poesia Enamorada
Portal e.urbanidade divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
A História de "Os Enamorados"
Onde tem Musical divulga a temporada de Karabaré: Poesia Enamorada no CCSP em março de 2023
Rafael Abrahão da peça Karabaré: Poesia Enamorada
Rafael Abrahão em entrevista dá maiores detalhes da criação de Karabaré: Poesia Enamorada
entrevistas
Em Santa Companhia
Ade Branco
atuadora, conselheira y dramaturga
Demétrio Abrahão
atuador
Anna Merici
atuadora y prepadora corporal
Débora Predella
atuadora
Lais Damato
arquiteta cênica y diretora de arte
Igor Bueno
atuador, compositor y dramaturgo
Isis Patacho
técnica de palco
Lucas Tancsik
sonoplasta
Nara Zocher
iluminadora
Mada Rocco
atuadora
Luíza Abe
atuadora y preparadora vocal
Pedro Coêntro
atuador
Renato Ihu
atuador
Rafael Pinto
atuador
Rafael Abrahão
atuador, diretor y dramaturgo
Ricardo Rapozo
atuador y dramaturgo
Stéphanie Glória
administração, estratégia y booking
Rodrigo Zanettini
atuador y diretor musical