Cantata para o amor

Cena de poesia com beat musical baseada em Karabaré: Poesia Enamorada

ESPETÁCULO CURTO

11/24/20227 min read

É o que o destino quer da gente que naufraga em si
Buscando ser algo tão íntimo da terra quanto a semente e o seu devir.
Perceber os chamados da chama-coração inapagável,
Antiga, sábia e ancestral como a evocação do canto.

Saudade de testemunhar
A vida em pétala à desabrochar
Mas eu me lembro
Me inspiro no agora
Y no amanhã acredito

Amar a gente aprende
Ainda dentro do ventre
Daquela que nos semeou
No breu da escuridão criadora
Feito um broto de árvore de amor
É do amor-raiz que vem a nossa seiva.

o processo

Cora Primavera é um espetáculo de 130 minutos, y por uma questão de duração y tamanho nem sempre podia ser apresentada em todos os lugares. para que pudéssemos semear em múltiplos lugares y descobrir outras possibilidades de criação a partir de uma obra nossa já constituída, criamos a Cantata para a Primavera, espetáculo curto, de 50 minutos que sintetizava Cora Primavera y possibilitava trânsitos afetivos y criativos da Companhia em novos lugares.

a Cantata para o Amor se propõe como uma esquete,  uma cena de 25 minutos. esta Cantata é o 1º ato do espetáculo rito-manifesto Karabaré: Poesia Enamorada - uma versão síntese da peça, ideal para espaços y instituições que estejam em busca y abertos para receber um espetáculo curto.

 constituída a partir de uma poesia com beat musical, a Cantata se propõe como um oráculo acerca dos Enamorados y do Amor, y pode ser compartilhada com crianças, adolescentes, adultos y a melhor idade.

para um melhor entendimento, compartilhamos um Caderno de Criação - vídeo do processo de construção da base poética desta dramaturgia. 

Caderno de Criação

Cantata para Eros é o nome do poema de Rafael Abrahão que originou a estrutura da Cantata para o Amor. ATENÇÃO: este vídeo não é um trecho da Cantata em si, apenas uma fração de seu processo de construção

release

a primeira parte do espetáculo Karabaré: Poesia Enamorada chamada Cantata para o Amor se constitui de uma poesia de coro cênico acerca do amor, este tema universal, força invisível que constrói materialmente a nossa sociedade y suas relações. a Cantata aborda o amor como causa social trazendo em uma poesia concisa e musicada que introduz o universo do espetáculo Karabaré a partir de uma síntese de O Banquete de Platão. este texto é um diálogo filosófico escrito por volta de 380 a.C y se faz contemporâneo por sua abordagem filosófica profunda acerca da natureza do amor (na perspectiva platônica y de busca pela sabedoria e transcendência), suas reflexões sobre a verdade e a beleza, suas diversificadas perspectivas (que inclui visões científicas, filosóficas, mitológicas y poéticas), sua relevância ética e moral, y seu papel no estudo da filosofia clássica.

a Cantata  também é marcada pela musicalidade de sua poesia, que mescla sons líricos y mântricos com frevo, salsa, ijexá, funk y côco de roda. além de convidar o público para ser co-atuador do acontecimento, dançando as músicas junto com o grupo y complementado a cena lendo trechos poesia. 

em suma, a Cantata para o Amor   aborda o amor em relações familiares, amistosas, românticas, relacionais y afetivas, servindo como um oráculo para o espetáculo Karabaré: Poesia Enamorada

sinopse

a Cantata para o Amor é um trecho da obra Karabaré: Poesia Enamorada, criada pela Santa Companhia de Teatro. baseada na carta n°6 "Os Enamorados" do Tarô de Marselha y no texto O Banquete, do filósofo grego Platão, apresenta simbologias y interpretações sobre a paixão, os desejos y os caminhos do amor.

em formato de esquete dinâmica y educativa, conta com um grupo de músicos, atores e atrizes que constróem uma poética singular y ritmos musicais envolventes como salsa, frevo, coco de roda; entre outros.

duração: 25 minutos
classificação indicativa: livre
recomendado para maiores de 12 anos

O Louco

Arcano 0

Os Enamorados

Arcano VI

histórico

Centro Cardecista Irmão Clarêncio - Teatro Domingos Montanher
Apresentação no evento de lançamento de Nei Calderon
quinta, 24 de novembro de 2022

a cantata para empresas

Cantata para o Amor é adequada para espaços alternativos, auditórios y anfiteatros. por se tratar de uma fração de uma grande obra artística traz, em versão reduzida, a intensa experiência do teatro, com beleza y leveza.

por ser uma apresentação pocket as necessidades técnicas também são simplificadas. ideal para fugir do óbvio em datas comemorativas y compor a programação do evento.

O Amor é

É a inteligência afetiva máxima, onde toda lógica se esvai perto de seus rascunhos
É voar com ideias em terras de sonhos que nos coroam a simplicidade e decolonizam os reinos
É a loucura do palco a despencar gargalhadas pagãs em holofotes divinos por shows onde todos são plateia e artistas
É a sóbria despedida embriagada de memórias a se aventurarem no coração de ninguém
É rezar com nossos pés o contorno da dança evocada como prenúncio dos sabores a esbanjar a existência dos saberes
É o diabo e o coro de anjos abraçados pela fúria indomável de uma lágrima que ainda não tocou o chão
É o propósito do tempo, o caber do vazio, o destino do prazer e o saber da fé.

Abençoada seja toda a forma de amor
Abençoadas sejam as paixões
Abençoada seja a nossa amizade
Abençoada seja nossas escolhas
Abençoado seja o amor ancestral
Abençoado seja o amor próprio e o universal

Ficha Técnica

Dramaturgia: Ade Branco, Igor Bueno, Rafael Abrahão, y Ricardo Rapozo
Direção Geral: Rafael Abrahão
Conselheira Poeta: Ade Branco
Direção Musical: Rodrigo Zanettini
Preparação Corporal: Anna Merici
Preparação Vocal: Luíza Abe
Atuadores: Ade Branco, Anna Merici, Débora Predella, Demétrio Abrahão, Igor Bueno, Luíza Abe, Mada Rocco, Pedro Coêntro, Rafael Abrahão, Rafael Pinto, Renato Ihu, Ricardo Rapozo y Rodrigo Zanettini
Direção de Arte/Arquitetura Cênica: Lais Damato
Técnica de Palco: Isis Patacho
Costura/Figurinos: Ade Branco, César Augusto, Harth Brito y Maria José Gomes Moreira
Iluminação: Hart Brito (Temporada CCSP) // Nara Zocher (demais apresentações)
Sonoplastia: Lucas Tancsik
Estratégia y booking: Stéphanie Glória

Em Santa Companhia
Ade Branco

atuadora, conselheira y dramaturga

Demétrio Abrahão

atuador

Anna Merici

atuadora y prepadora corporal

Débora Predella

atuadora

Lais Damato

arquiteta cênica y diretora de arte

Igor Bueno

atuador, compositor y dramaturgo

Isis Patacho

técnica de palco

Lucas Tancsik

sonoplasta

Nara Zocher

iluminadora

Mada Rocco

atuadora

Luíza Abe

atuadora y preparadora vocal

Pedro Coêntro

atuador

Renato Ihu

atuador

Rafael Pinto

atuador

Rafael Abrahão

atuador, diretor y dramaturgo

Ricardo Rapozo

atuador y dramaturgo

Stéphanie Glória

administração, estratégia y booking

Rodrigo Zanettini

atuador y diretor musical