A Santa Companhia

a Santa Companhia nasceu em 2014 com a missão de construir y compartilhar espaços seguros y criativos para o nosso público por meio de nossa pesquisa continuada, colocada em fazer artístico y pedagógico, através de um teatro que se une às linguagens da música, do audiovisual y da arte educação. em quase 10 anos de fazer artístico continuado, a companhia desenvolve a pesquisa estilística proposta como rito-manifesto, se aprofundando nas esferas dos ritos, mitos, manifestações, festas y tecnologias, sob o prisma da visão de mundo da Antropofagia, proposta por Oswald de Andrade, y Psicomagia, proposta pelo chileno Alejandro Jodorowsky.

no início de nossa trajetória, em 2014, desenvolvemos as performances Futurice (des)humana y os 05 Sábados Pensativos: Corpus(I), Cromo(II), Aqua(III), Vício(IV) y Fauna (V), além do espetáculo Anamnese (2014-2015). em 2015 iniciamos a nossa relação com a Antropofagia, caminhando para a realização do experimento cênico Antropofrei (2016), que servirá de base para no ano seguinte escrevermos nosso primeiro rito-manifesto, Cora Primavera: espetáculo de rua com 45 pessoas em cena, entre atores y músicos, com apresentações na cidade de São Paulo y Curitiba no período de 2018-2019. Cora Primavera também teve sua versão como espetáculo curto, a Cantata para a Primavera

com o término das temporadas de Cora Primavera, o grupo enfrenta o período pandêmico, que, apesar das dificuldades, foi de grande fertilidade, onde produzimos o curta-metragem Ditiramba pra Subir (2020) y o projeto transmídia de podcast bemdita! - que conta com três temporadas (2020-2023) y 71 episódios. também na pandemia, em 2021, fomos contemplados com o Prêmio Maria Alice Vergueiro na Modalidade I da Lei Aldir Blanc, o que nos possibilitou realizar a Minissérie Antropofagia em Pesquisa (em formato podcast), o ciclo de Leituras Vivas do Absurdo, a oficina pedagógica O Som e Seu Som, o vídeo clipe Meu País y a Santa Feira Tranzmídia - evento virtual feito a partir da nossa contribuição no Movimento pela Preservação da Praça São Crispim (2019), em conjunto com a comunidade de moradores, viventes y trabalhadores da Lapa y Vila Ipojuca (São Paulo/SP).

após esse período, a Santa Companhia começou a pesquisar sobre a Psicomagia, saber proposto pelo artista chileno Alejandro Jodorowsky que coloca o tarô como instrumento simbólico fundamental para a prática. em 2021 foi realizado o ciclo de estudos psicomágicos y a karavana de pesquisa para o Chile, nas cidades de Santiago y Valdívia. com o retorno ao Brasil y a reabertura dos teatros pós pandemia, reunimos o grupo para conversarmos sobre como seria o nosso movimento criador rumo a um novo espetáculo rito-manifesto. foi aberto então o Mare Nostrum: etapa da criação que antecede a montagem do espetáculo e teve por objetivo o levantamento de material criador para a construção de uma dramaturgia. em seis meses pesquisamos o corpo, a voz, o símbolo, a poética y a ação propostas pelo Louco (Arcano 0, protagonista, gerador do movimento dos Arcanos) e os primeiros sete Arcanos Maiores: O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Enamorados y O Carro.Reunindo e decantando esses materiais, o núcleo de dramaturgia composto por Adely Branco, Igor Bueno, Rafael Abrahão y Ricardo Rapozo se pôs a trabalhar a partir de um jogo proposto com esses Arcanos no que resultou no rito-manifesto Karabaré: Poesia Enamorada - composto por dois atos, sem intervalos, classificação livre, totalizando 110 minutos de ação. o espetáculo estreou em março de 2023 na sala Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo - CCSP (Vergueiro, São Paulo), em uma temporada que somou 10 apresentações. Karabaré também tem sua versão síntese - a apresentação do primeiro ato, a Cantata para o Amor.

Missão

Criar obras teatrais com qualidades comunicativas e transmídias a partir do aprofundamento e da expansão de nossa pesquisa continuada, o rito-manifesto, compartilhado e co-criado com o público através do fazer artístico e pedagógico.

Valores

  • Excelência Artística

  • Estabilidade

  • Integridade

  • Evolução Permanente

  • Colaboração

  • Diversidade

  • Acessibilidade

Fundador Dirigente
Diretor y Dramaturgo

Rafael
Abrahão

Ator, diretor, dramaturgo, músico, pirófago e artista plástico. Licenciado em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes da Unesp (2015-2019) e formado como ator pelo Teatro Escola Macunaíma (2009-2015). Fundou a Santa Companhia em 2014 onde desenvolve a pesquisa continuada do rito-manifesto, baseada na Antropofagia de Oswald de Andrade e na Psicomagia de Alejandro Jodorowsky. Em Santa Cia. escreveu e dirigiu os espetáculos e intervenções: Futurice (des)humana, Sábados Pensativos, Antropofrei, Cora Primavera, Olho d´água e Karabaré: Poesia Enamorada. Além de desenvolver o podcast bemdita!, a minissérie Antropofagia em Pesquisa, o curta metragem Ditiramba Pra Subir e o videoclipe da música Meu País. Compõe também o NITT – Núcleo de Investigação Teatral Tecnorupestre, onde dirigiu o experimento transmídia Esta é minha banana! e atuou em Música de Feitiçaria, dirigido por Fredy Állan Galembeck. Participou de mais de 20 montagens, algumas delas como Distopia Brasil (dirigido por Pedro Granato), Vestido de Noiva (Direção de Zédú Neves), Capitães da Areia (Direção de Kalassa Lemos), Cantos que Cantam sobre Pousopássaros (Direção de Tuna Serzedello), entre outras. Também realizou trabalhos externos como assistente de direção de Ariel Moshe, Milena Filó, Pedro Vicente e Reginaldo Nascimento, além de ter cursado algumas oficinas: Teatro de Bonecos (ministrado por Catin Nardi), , Iniciação ao palhaço (ministrado por Bete Dorgham), A encarnação do poema (ministrado por Rodrigo Mercadante) e Oficina de Dramaturgia (ministrada por Silvia Gomez), Á prova de fogo (pirofagia ministrada por Luix Equixx), Danza com fuego e Taller de Mascaras (ambas ministradas por Gaspar Olivares em Valdívia/Chile), entre outras.